segunda-feira, 20 de abril de 2015

BACALHAU COM BATATAS A MODA DA ROSANE


Para 6 pessoas

INGREDIENTES: 650 gr bacalhau do Porto em pedaços, azeite de oliva, 3 ovos, 4 batatas, 2 cebolas grandes, 2 tomates grandes, meio pimentão vermelho e meio pimentão amarelo, salsinha, cebolinha, azeitonas verdes.

MODO DE FAZER:
1.      O bacalhau tem que ser posto de molho um dia antes e sua água trocada várias vezes, para tirar o excesso de sal.
2.      Descascar a batata, cortando ela em rodelas mais grossas e colocando-as para cozinhar com água, aproveitando a mesma água para cozinhar os ovos.
3.      Corte em rodelas e reserve em vasilhas diferentes a cebola, os pimentões, tomate e as batatas depois de prontas.
4.      Pegue um refratário de pirex ou cerâmica que tenha um pouco de profundidade, que é para montar as camadas.
5.      Espalhe um pouco de azeite de oliva no fundo do refratário e inicie colocando o tomate cortado em rodelas; depois coloque uma camada de cebola, batata, ovos, espalhe um pouco de salsinha e cebolinha algumas azeitonas, e coloque o bacalhau desfiado e espalhe um pouco de azeite de oliva por cima; inicie com nova camada de cebola, batata, ovos, salsinha cebolinha, pimentão, azeitonas, bacalhau desfiado, até acabar os ingredientes.  
6.      Espalhe generosamente o azeite de oliva por cima dos ingredientes e coloque no forno para assar. É bom colocar um papel alumínio por cima para cozinhar e, depois de cozido tirar e deixar dourar.

7.      Sirva com arroz e vinho tinto.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

RECEITAS VEGETARIANAS

Aperitivos

Foto / Reprodução: Gulab
Tábua de aperitivos. Foto: Reprodução / Gulab
1. Tábua de aperitivos: para receber e surpreender os amigos, para inovar em pequenos eventos ou para acompanhar num happy hour, a tábua de aperitivos deixa as opções mais tradicionais, como amendoins e frios, de lado e empresta muita cor e sabores inusitados à sua mesa ao combinar vegetais.
2. Pizza de tortilha: sem segredos, essa receita traz uma ideia de refeição rápida e prática, ideal para noites preguiçosas. A massa da pizza é substituída por tortilhas prontas e o sabor pode ser aquele que mais te agradar. Aqui, a escolha foi pela mussarela com tomates, azeitonas e manjericão. O tempo gasto no preparo é apenas o suficiente para derreter o queijo no forno.
3. Palitos de abobrinha: um aperitivo ousado é o palito de abobrinha, que pode ser feito em menos de meia hora e com certeza deve agradar aos fãs desse legume. O molho usado para banhar a abobrinha antes do forno é bastante simples e também permite variações, de modo que você pode acrescentar ou retirar ingredientes sem perder muito do sabor.
4. Mini bruschettas de tomate com manjericão e orégano: como entrada ou como aperitivo, as bruschettas são finas e nada trabalhosas. Nesta receita, é utilizado o pão do tipo baguete, mas também é possível preparar com pão italiano ou até mesmo reaproveitar pão francês. Para incrementar o sabor, também pode ser acrescentado queijo, palmito e azeitonas.
5. Pastel assado com cogumelo e berinjela: para impressionar na hora do lanche, o pastel assado é uma boa pedida. Além da berinjela com cogumelos, a massa pode ser recheada também com queijo e tomate, palmito; e o shiitake pode ser substituído por champignon. De quebra, a receita é glúten-free e sem lactose!

Pratos principais

Foto / Reprodução: Figos e Funghis
Lasanha de abobrinha. Foto: Reprodução / Figos e Funghis
6. Lasanha de abobrinha vegetariana sem glúten:alternativa criativa à massa tradicional, a lasanha de abobrinha criada pela blogueira Fabiana Pinfildi é recheada com ricota e ganha um toque especial com tomates concassé, cujo preparo também é ensinado por ela. A receita pode ser facilmente adaptada para a quantidade desejada e é ótima para ser servida em ocasiões mais intimistas.
7. Lasanha vegetariana: já para quem não abre mão da boa e velha massa, essa receita apresenta um recheio vegetariano super apetitoso, com uma combinação de abóbora, espinafre e queijo. O preparo não tem segredos e o resultado é muito nutritivo!
8. Paella vegetariana: além de ser um prato adaptado para quem não consome carne, a Paella vegetariana também é uma boa alternativa para aquelas pessoas que não gostam ou têm alergia a frutos do mar. A substituição dos mariscos, camarões e lulas é feita por ervilhas, cogumelos e tofu, mas também é possível soltar a criatividade e experimentar novos ingredientes para compor o tradicional arroz espanhol.
9. Berinjelas à parmegiana: uma versão mais saudável da parmegiana é ensinada nessa receita, que tem como base fatias de berinjelas grelhadas. O vegetal é acompanhado por molho de tomate caseiro e bastante queijo. Recomenda-se que seja utilizada uma berinjela para cada pessoa que for degustar o prato.
10. Abobrinha recheada com ricota defumada: formando uma espécie de rondelli, esta receita mostra um uso diferente para a abobrinha, que tem seu miolo retirado para dar lugar a um delicioso creme de ricota com requeijão. A parte mais trabalhosa do processo é cortar o legume e recheá-lo, depois disso, é necessário apenas 20 minutos de forno.
11. Panquecas de abobrinha: com o rendimento suficiente para quatro pessoas, esta receita necessita de apenas duas xícaras de chá de abobrinhas (courgette) raladas. O legume é incorporado à massa da panqueca, que ganha um aspecto que lembra omelete, e tem seu sabor realçado pelo molho que acompanha o prato, pronto em aproximadamente 20 minutos.
12. Almôndegas de abóbora e ricota: alternativa leve às tradicionais almôndegas de carne moída, esta receita apresenta a abóbora de forma original e criativa. A liga do preparo é proporcionada pela combinação do purê de abóbora, ricota e farinha e trigo. Com redimento de até 12 porções, as almôndegas ainda podem ser congeladas e assadas posteriormente. Ótima opção para quem precisa de praticidade no dia-a-dia e, eventualmente, recorre a comidas prontas.
13. Risoto de cogumelos e brócolis: para servir um prato principal de dar água na boca e rico em proteínas mesmo sem carnes, invista nos cogumelos. Nesta receita, um mix de shimeji, shiitake e hiratake foi usado para completar um risoto de brócolis. O preparo demanda bastante tempo, mas o resultado faz o esforço valer a pena.
14. Penne com provolone, tomate cereja e alho poró: um macarrão com molho mais seco é a proposta da receita da blogueira Carola Duarte, que escolheu o tipo penne para harmonizar com vinho. O preparo é bem rápido, pois a combinação de queijo provolone, tomate cereja, alho poró e manjericão fica pronta em cerca de seis minutos de fogo.
15. Nhoque recheado: pode ser difícil imaginar um nhoque sem o tradicional molho a bolonhesa, mas combinar a massa com um molho de tomate simples é completamente possível. Se você tem medo do prato perder a graça assim, uma boa opção pode ser recheá-lo com queijo, como ensina esta receita, ou mesmo com algum legume de sua preferência.
16. Espaguete de abobrinha ao molho pesto: se a ideia é aproveitar o vegetarianismo para ter uma alimentação mais leve também, é possível reinventar os vegetais de modo que substituam as massas. Nesta receita, a abobrinha faz a vez do macarrão e, cortada em tiras fininhas, é cozida como se fosse espaguete. As opções de molhos são muitas e o prato pode ser completado por um molho branco, vermelho ou, neste caso, pesto.
17. Nhoque de ricota com espinafre: seguindo a linha das massas sem massa, esta receita deve chamar atenção das pessoas que gostam de se aventurar na cozinha. Aqui, as bolinhas do nhoque são formadas por ricota e espinafre, a liga da massa fica por conta do ovo e da farinha de trigo. Para harmonizar o prato, o ideal é escolher molhos mais fortes, que quebrem um pouco do sabor forte da combinação de queijos.
18. Escondidinho de cará com proteína de soja: tipicamente preparado com mandioca e carne seca, o escondidinho também pode ser servido para vegetarianos. Nesta receita, a proteína de soja, acompanhada de vagem, toma o lugar do charque e é coberta por purê de cará, mas nada impede que a tradicional mandioca seja usada.
19. Ravioli de mandioquinha e alho poró: normalmente recheado de vegetais ou frango, o ravioli ganha um sabor mais marcante ao ter sua massa combinada com mandioquinha. Para servir, a massa pode ser complementada com molhos de sua preferência ou apenas preparada na manteiga.
20. Fettuccini de cenoura ao pesto de rúcula: esta versão do fettuccini tem uma mistura de sabores muito interessantes. A cenoura utilizada como massa dá ao prato um toque meio adoçado que é quebrado pelo pesto reinventado, que usa rúcula em vez de manjericão. O preparo é simples e demanda apenas o tempo suficiente para o cozimento da cenoura.
21. Frittata de aspargos: alternativa ao omelete, a frittata pode ser servida desde o café da manhã até o jantar: a finalidade do prato é determinada pelo seu acompanhamento. Feita com vários ovos, a receita combina tomates e aspargos, mas pode ser facilmente preparada com outros ingredientes à sua escolha, como abobrinha, queijo, palmito e cogumelos.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/receitas-vegetarianas/

ENDEREÇO PARA RECEITAS DE TAPIOCA

Confira na lista a seguir 50 receitas de tapioca incluindo opções salgadas, doces e outros pratos derivados da tapioca. Além da receita das massas de tapioca, panqueca, wrap e de crepioca.

http://www.dicasdemulher.com.br/receitas-de-tapioca/